Offline

 

               

            

https://public-rf-upload.minhawebradio.net/193049/slider/47545bc36184064a7367eaef408d9b1a.png
PUBLICIDADE
Segundo SINTONIA RADCOM reforça importância do rádio e reúne profissionais em Pernambuco
14/06/2023 23:21 em Tecnologia

Por Joffre Melo - Mais um evento de sucesso para reafirmar a importância da radiofonia comunitária de Pernambuco. Assim foi a realização do Segundo SINTONIA RADCOM. O evento ocorreu no último final de semana, em Caruaru, agreste pernambucano, e reuniu representantes mais de 30 emissoras de rádios comunitárias de todas as regiões do Estado. Em pauta, foram debatidos temas relevantes para o setor, como legislação, produção de conteúdo de qualidade, acesso a leis culturais, ECAD, perspectivas de apoio financeiro do governo federal, entre outros assuntos.

 

2º Encontro Sintonia RADCOM - Foto: Werciley de Freitas 

 

Profissionais destacam importância do encontro

Dezenas de profissionais de emissoras de rádios comunitárias de Pernambuco participaram do SINTONIA RADCOM e fizeram questão de compartilhar conhecimentos e trocar experiências. “Esse tipo de mobilização é muito importante. Nosso pessoal está carente de informação e precisa saber de assuntos como, por exemplo, a nossa relação com o governo federal e que benefícios podemos conseguir com isso. Então, esse evento, além de reforçar a nossa união, serve para uma relevante troca de informações e gestualização do setor”, ressaltou Geremias dos Santos, presidente da ABRACO BRASIL.

Rádio Comunitária em destaque

Para o representante da Rádio Goitacaz FM, da cidade de Glória do Goitá, zona da mata norte, o SINTONIA RADCOM foi um momento de mostrar a união e a força da radiofonia comunitária. “Foi muito importante, principalmente pela relevância dos temas aqui abordados. Ressalto um deles, a renovação das outorgas de funcionamento das rádios. O processo mudou nos últimos dez anos e precisava ser debatido. Outro ponto de destaque que foi abordado foram as adequações de legislação voltadas ao setor”, pontuou.

Evento deve ser constante

A representante da Rádio Santana FM, Neide Moura, de Ribeirão, zona da mata sul, defendeu que o SINTONIA RADOM deva ocorrer com mais frequência. “Foi um evento maravilhoso e eu espero que ele seja sempre realizado, com mais frequência. É uma oportunidade única para que a gente fique bem informado, principalmente das ações da ABRACO BRASIL, até porque estamos todos na mesma luta, em defesa da radiofonia comunitária”, disse.

A importância de reunir o setor

Atahanderson Mesquita, da Rádio Colinas FM, da cidade de Brejo da Madre de Deus, no agreste de Pernambuco, reforçou que o evento tem a missão de reunir todo o setor de rádio comunitária do estado. “Aqui eu vi pessoas que estão a mais de 20 anos em rádio e nunca tivemos a chance de nos reunir. Então eu acho que esse seria um dos principais destaques, a reunião de todos, que traz uma grande interação e aprendizado”, defendeu.

Força política

O SINTONIA RADCOM convidou a senadora Tereza Leitão, PT-PE, mas infelizmente devido a uma agenda com o presidente Lula, ela não pode comparecer. Todavia, a parlamentar enviou um representante, o sr. Léo Bulhões, que acompanhou o evento e se comprometeu em repassar as demandas para a senadora. Tereza Leitão tem muito respeito pela radiofonia comunitária e é uma voz constante em defesa do setor em Brasília.

Próximo encontro

O próximo SINTONIA RADCOM está marcado para o segundo semestre de 2023. De acordo com Marcos Filho, da Central da Mídia, organizador do evento, o encontro será realizado na Região Metropolitana do Recife. Em breve traremos novidades e mais detalhes do próximo SINTONIA RADCOM.

Siga o Portal Rádio Notícias no Google News e receba alertas sobre as principais notícias

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!